Para começarmos o trabalho com a PASCOM, obviamente precisamos de uma marca. Sendo assim desenvolvi a marca que vocês já podem ver aplicada no topo do site para que não perdessemos mais tempo e pudessemos efetivamente começar o trabalho.
Gostaria de explicar à todos um pouco sobre o conceito da marca. Como publicitário, já desenvolvi dezenas de marcas para todo tipo de empresas e entidades e sei que uma boa marca precisa ser limpa, clara e objetiva, com o uso de poucas cores e poucos detalhes, sempre dizemos que às vezes o menos é mais! Essas restrições que fazemos acabam dando resultados na hora da aplicação da marca em seu uso prático, na hora em que precisamos fazer uma camisa, imprimi-la em um documento em qualquer impressora, fazer um bordado, entre outras. Seja qual for o tipo de reprodução, é preciso que a marca possa ser bem aplicada, além de não onerar na hora do custo, já que muitas cores podem trazer muitos prejuízos. Um exemplo dos vários tipos de aplicações possíveis da marca PASCOM vocês podem ver abaixo, com previsão de aplicação para diversas situações.
Para desenvolver a marca da Pascom tudo isso foi levado em conta e o conceito criativo girou no tema do poder da comunicação. A letra "O" de PASCOM foi representada na marca por um símbolo com um significado simples, representando o mundo, abrangendo aos "quatro cantos" pelo poder da comunicação, onde a ligação desses pontos formam a cruz, que é a maior marca do cristianismo e por consequência de nossa Igreja, formando um novo símbolo com simplicidade e com uma idéia, um conceito. As cores predominantes, verde e azul, foram usadas por 2 motivos básicos: o primeiro por causa de nossa região, que abrange de Itaguaí até Paraty, com seu céu e mar e a floresta tropical exuberantes e o segundo pois a própria Diocese de Itaguaí também as utiliza em seu brasão, justamente reprentando esses elementos na natureza. Tecnicamente são essas coisas que temos de pensar na hora de criarmos uma marca, com simplicidade e objetividade conseguimos montar uma marca funcional.
Todas essas dicas sevem para que cada um grupo as possa utilizar na hora de pensar em suas próprias marcas, isso porque considero importante que cada paróquia tenha a sua própria marca também. Uma outra opção é entrarmos em um acordo e se todos assim preferirem, podemos utilizar a mesma marca da PASCOM Diocesana para as PASCOMs paroquiais, apenas mudando o título abaixo, onde se lê * Diocese de Itaguaí * coloca-se o nome de cada paróquia ou comunidade, aí já é coisa para se discutir.
Então, fiquem todos à vontade para comentar, perguntar, sugerir, criticar, enfim, a PASCOM é de todos e feita por todos, portanto participem mesmo. Fiquem com Deus!