terça-feira, 11 de agosto de 2015

Ser discípulo e missionário de Nosso Jesus Cristo para uma Nova Evangelização e para um Mundo Novo

Jesus faz recomendações e manda os discípulos irem por toda parte anunciando o Evangelho, o reino de Deus, curando os enfermos e expulsando os demônios.  Ele disse“Não tenhais medo”. (Mt 14,22-33)
Nosso Senhor sabia muito bem que os seus discípulos e missionários, no trabalho de Evangelização, encontrariam contradições e dificuldades. Por isso pediu para que não tivessem medo e lhes disse: “Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. (Mt 28,20)
Jesus dá para os seus missionários e discípulos, a garantia de Sua Presença, de Sua Força e de Sua Graça e pede a perseverança. Diante das facilidades ou dos impedimentos, os seguidores de Jesus devem perseverar. Aquele que perseverar até o fim será salvo. A exigência que Jesus faz é a perseverança. Jesus não faz matemática, nem limite para a perseverança.  Ele diz perseverar até o fim. Não apenas 10 anos, 20 anos, 30 ou 50 anos, mas afirma que aquele que perseverar até o fim este será salvo. Perseverar no discipulado e na Missão.
 Querido irmãos e irmãs, toda Igreja do Brasil e da América Latina, acolheu a mensagem do 5º CELAM (V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe), realizado em Aparecida de 13 a 31 de maio de 2007, com a presença do Papa Bento XVI, tendo como tema central: Ser discípulo e missionário de Nosso Jesus Cristo para uma Nova Evangelização e para um Mundo Novo. Todos nós, Cristãos Batizados, somos chamados a sermos discípulos de Jesus Cristo.
 Discípulo é aquele que segue o seu Mestre. É aquele que acompanha o Mestre. O discípulo é aquele que está aberto e disponível para aprender com o seu Mestre. Todos nós somos aprendizes de Jesus. Precisamos entrar na escola do Evangelho de Jesus. A cada dia precisamos aprender com Jesus como ser Discípulos. Ele é nosso Mestre! Ele é nossa Direção! Ele é a cabeça!
Jesus nos chama para que sejamos os seus discípulos e nos dá uma Missão. Somos aqueles que anunciaremos o Reino de Deus por nossa vida, pelo nosso testemunho, pelo nosso exemplo e pela palavra verbalizada.
Nenhum cristão pode guardar para si a Palavra de Deus. Ninguém tem o direito de guardar Jesus Cristo somente para si. A vida de Jesus, que nós comungamos, que nós seguimos, precisa ser anunciada. Ser missionários na família, na escola, na faculdade, nos meios culturais, no trabalho, nas ruas. Onde formos e estivermos como discípulos,precisamos também ser missionários.
Os Missionários anunciam o Evangelho de Jesus Cristo, levando a mensagem de esperança para o mundo de hoje, sobretudo no Brasil, neste momento de tanta insegurança que passamos em um cenário político tão difícil. Nós que somos cristão, discípulos e missionários de Nosso Jesus Cristo precisamos levar esse anúncio de esperança, de fé, de coragem. Por isso Jesus disse “Não tenhais medo”.(Mt 14,22-33)
A pessoa medrosa se fecha sobre si mesmo e nunca avança e não caminha com objetivo claro avançando para o futuro. Quando Jesus disse para não termos medo, ele confirma a Sua Presença e a Sua Graça para que sejamos de fato verdadeiros discípulos seguidores e Missionários de sua Palavra e de sua esperança.
A Grande discípula e Missionaria de Nosso Jesus Cristo, a primeira Missionária, foi Nossa Senhora, a Virgem Maria. Ela foiaprimeira Criatura Humana a seguir Jesus. Maria Santíssima foi a primeira pessoa, a primeira Cristã, a primeira seguidora. O primeiro ato de fé em Jesus, explícito de uma pessoa, foi realizado no coração de Maria e dito no dia da anunciação do anjo:Eis aqui a serva do Senhor, Faça-se em mim segundo a Tua Palavra(Lc1,38). Maria Santíssima antecipou a todos nós e antecipou também aos apóstolos. Ela foi aprimeira a acreditar em Jesus. Fez seu ato de fé no momento, em que por obra do Espírito Santo, aceitou em seu seio puríssimo o Verbo de Deus, o Filho de Deus.
Nossa senhora é para todos nós um protótipo, um exemplo de discípula de Nosso Senhor Jesus Cristo. Jamais Maria Santíssima disse um não para Deus! Jamais Maria disse um não para a Palavra de Jesus! Ela foi obediência Plena à vontade de Deus. Se Maria foi a primeira discípula e seguidora de Jesus, foi a primeira pessoa acreditar em Jesus, ela foi à primeira Missionária. Ela não guardou Jesus somente para si, mas foi levar a Palavra de Deus, Jesus, para Isabel, visitando-a, quando estava grávida de João Batista no sexto mês.
Maria anunciou Jesus Cristo. Ela não foi uma mãe possessiva, mas ofereceu Jesus até Sacrifício da Cruz para Salvação da humanidade. Ela ofereceu Jesus para que Ele pudesse se oferecer à toda humanidade através seu Sacrifico Redentor na Cruz. Ela ensina a todos nós a sermos verdadeiros discípulos e Missionários de Jesus Cristo.
Não tenhais medo!
Com minha Bênção!
Dom José Ubiratan Lopes – OFMCap

Nenhum comentário:

Postar um comentário