Jesus contou muitas parábolas e entre elas a do homem que tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse: filho vai trabalhar hoje na minha vinha. Ele, porém, respondendo, disse: não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi. E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo: e, respondendo ele, disse: eu vou senhor; e não foi. Qual dos dois fez a vontade do Pai? Disseram-lhe eles: o primeiro. Disse-lhes Jesus: em verdade vos digo, que os publicanos e as meretrizes vos precederão no Reino de Deus. Porque João veio a vós no caminho de justiça, e não crestes nele. E vós, vendo isto, não fortes tocados de arrependimento para crerdes nele. (M 21, 28 - 32)
Jesus coloca uma pergunta que é válida para todos nós ainda hoje: Qual dos dois fez a vontade do pai? Jesus tem como tema desta parábola realizar a vontade do Pai. Jesus veio realizar a vontade dAquele que lhe enviou. Toda vida de Jesus foi a concretização da vontade do Pai. É por isso que Jesus é a Palavra Viva do Pai.
Realizamos a vontade do Pai não só pela Palavra de Jesus, mas pelas atitudes concretas na vida, pelas boas obras. A vontade do Pai não é uma teoria, mas é uma prática, é uma vivência. É preciso realizar aquilo que o Pai pede de nós para que sejamos felizes e também façamos com que as outras pessoas sejam felizes.
Diversas vezes durante o dia nós rezamos a oração do Pai Nosso e nesta oração Jesus nos ensina a petição seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. Nesta oração nós pedimos que a vontade do Pai seja realizada em nossa pessoa, realizada nesta terra, realizada também no céu. Portanto, nós nos tornamos felizes à medida que nós colocamos a vontade do Pai em prática. À medida que acolhemos a Palavra de Deus com alegria acreditamos que ela vai transformar e renovar a nossa vida e vai impulsionar e direcionar todo nosso ser.
Queridos irmãos e irmãs, nós pedimos a vontade de Deus e quando nós rezamos seja feita a vossa vontade, conforme aquele filho da parábola, nós estamos pedindo o que existe de melhor para nós, porque a vontade de Deus é perfeita. A vontade de Deus é isenta de erros. A vontade de Deus é isenta de imperfeições. A vontade de Deus é plena. Então, quando pedimos a vontade de Deus, quando nós praticamos a vontade do Pai, nós estamos sendo felizes e pedimos o que existe de melhor. A vontade humana é imperfeita. A vontade humana não tem a plenitude da sabedoria. A vontade humana não tem todos os conhecimentos, ela é mesclada de imperfeições e defeitos.
São Francisco de Assis em um dos seus escritos diz uma frase muito bonita: “a maior Graça que Deus pode dar para o homem é a Graça de vencer a si mesmo!” Vencer a sua vontade. A maior Graça que Deus pode dar para o homem é a Graça de vencer a si mesmo para que prevaleça a vontade do Pai e não a nossa vontade defeituosa e cheia de subterfúgios e talvez enganos, pois nós não conhecemos tudo.
Nossa Senhora em toda sua vida foi um Sim à vontade do Pai. Quando o anjo enviado por Deus vai à Nazaré convidando-a para ser a Mãe do Messias, Maria diante do anjo dá uma resposta para o Pai: Eis aqui a serva do senhor faça-se mim segundo a Tua Palavra. Toda a vida da Virgem Maria foi uma resposta plena à Vontade do Pai. A vontade do Pai encontrou uma casa no Coração de Maria. A Virgem Maria, antes de conceber Jesus no presépio, concebeu em seu coração a vontade do Pai. Maria foi de uma total obediência à vontade do Pai. Entre Maria e a Vontade do Pai não existia nenhuma barreira. Ela foi plenitude de acolhida da vontade de Deus.
Queridos Irmãos e queridas irmãs. Nós estamos neste tempo de caminhada para o Natal, é o tempo do Advento! O Advento são as quatro semanas que nos preparam para celebrar a Festa do Santo Natal: a Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo! Este tempo do Advento é um tempo em que ouvimos os Profetas. Nós devemos acolher a Palavra de Deus e nos preparar, pois o Messias está próximo.
Estejamos vigilantes! Estejamos preparados para a festa do Nascimento de Jesus! Nossa Senhora também teve seu advento: durante 09 meses ela guardou no seu seio puríssimo o verbo de Deus, o Filho de Deus que se fez carne por obra do Espírito Santo. Durante 09 meses ela viveu o advento, a expectativa da vinda do Messias. Ela viveu na fé, na esperança, no amor ao próprio Verbo de Deus que ela gerava. Em Belém Nossa Senhora dá Luz ao Filho de Deus, o Messias, o Salvador! Ela nos oferece Jesus. Ela oferece seu filho único para salvar o mundo. A Virgem Maria não foi uma mãe possessiva, ela gerou Jesus e sabia que Ele não seria somente dela, mas que deveria oferecê-lo para salvar a humanidade. Ela oferece Jesus até conduzi-lo à cruz no Calvário.
Que Nossa Senhora nos ajude a preparar o Natal que se aproxima. O Advento é tempo de preparação para a vinda do Senhor. Assim como ela, que durante 09 meses se preparou com muita fé, com muita esperança e com muita alegria a vinda do Salvador, que neste tempo do Advento estejamos atentos e vigilantes na esperança, na alegria e na fé para celebrarmos a vinda do Salvador e, de fato, tenhamos um Natal cristão.
Quantas famílias, quantas pessoas só têm o folclore do Natal, mas não têm Jesus. Não têm Deus presente na família. Muitos celebram o Natal apenas aparente, com muitas despesas, bebidas finas, comidas fartas, presentes caros, mas ali Jesus não encontra espaço para renascer: para nascer no Natal.
Nossa Senhora, ensina-nos a ter um Natal Cristão e não Natal pagão! Nós não podemos ficar somente no folclore do Natal, mas precisamos celebrar a vinda de Jesus na fé e na alegria; devemos acolher Jesus em nossos corações e em nossas famílias. Deixemos que Jesus entre em nossos corações, em nossos lares. O Advento é tempo de estarmos preparados com a vontade de Deus.
Senhor Jesus, vinde transformar as nossas vidas! Vinde: enriquecei também os nossos lares! O que Jesus pede de todos nós é que sejamos como filho que cumpriu a vontade do Pai. Que nós sejamos capazes de realizar a Vontade do Pai! Jesus vem a nós para que de fato sejamos felizes. Jesus ensina-nos a realizar a Vontade do Pai e realizar a Palavra de Deus para que a nossa vida seja transformada para melhor.
Que Nossa Senhora nos dê a sua graça e essa sabedoria para que tenhamos um Santo Advento e um Natal cheio de esperança, de fé e de amor.
Com minha bênção!
Dom José Ubiratan Lopes – OFMCap
Diocese de Itaguaí
Diocese de Itaguaí